A terapia Bioortomolecular é um conceito desenvolvido pelo professor Edjasto Ferreira, com os fundamentos das seguintes terapias: Ortomolecular, Oligoterapia e Terapias Orientais.

A terapia Ortomolecular foi desenvolvida pelo cientista Linus Pauling e trata das concentrações de compostos dentro do organismo, do excesso de toxinas, do bom e do mau funcionamento. Concomitantemente, a mesma não é considerada uma especialidade médica e sim uma prática, podendo ser utilizada por outros profissionais.

A Oligoterapia, conceito criado pelo Dr.Jacques Menetrier e versa principalmente, sobre a neutralização dos radicais livres.

O redirecionamente de energia é um conceito da medicina oriental .Nas terapias orientais o equilíbrio é o saudável. Quando alguém por algum motivo tem acumulo de energia em uma parte do corpo ele tem uma disfunção, o mesmo conceito serve para quando falta energia para determinadas tarefas. Exemplo excesso de energia no sistema circulatória gera hipertensão que é um desequilíbrio.

A terapia Bioortomolecular utiliza os recursos dos minerais quelatados e a hidratação correta para melhorar a qualidade de vida, bem estar e beleza.